domingo, 6 de janeiro de 2008

A era dos Sites Dinâmicos . ASP E ASP.NET

Após toda essa confusão de browsers, html, css e xhtml, os desenvolvedores web começam a ter que infrentar uma nova era da informação digital, os sites dinâmicos. Resumindo, um web site dinâmico, como o próprio nome já diz, tem como objetivo principal manter o site atualizado constantemente, quando iniciou o uso destas novas tecnologias, muitos desenvolvedores ainda não sabiam aplicar seus conhecimentos comercialmente. Como vender um site dinâmico? Passar os códigos fontes que você batalhou muito tempo para chegar ao padrão ideal? Desenvolver um painel de controle para que seus clientes possam atualizar a qualquer momento? Integrar layouts em um código que já está pronto?

Estas e muitas outras dúvidas, ainda não foram completamente solucionadas, cada empresa faz o que é mais lucrativo, ou o que traz mas agilidade ou até mesmo o que traz mais conhecimento. Mas a decisão principal deste momento era... Vamos desenvolver o site com Linux-PHP ou vamos desenvolver em Microsoft-ASP... decisão muito difícil e que muitos desenvolvedores, pelo menos aqui no Brasil acabaram ficando com o PHP que é uma linguagem gratuíta e que competia de frente com o ASP, as duas eram ou são scripts que rodam até hoje no ambiente do cliente... ou seja fica tudo dentro do código fonte HTML. Com o uso de JavaScript é possível desenvolver verdadeiros softwares on-line.

Tavez por ser do contra, ou por pura escolha imediata, decidi seguir os meus passos com o ASP, acredito que tenha ficado uns 3 anos sofrendo com esta linguagem... Sofrendo em todos os sentidos, como meu irmão também era desenvolvedor web e um excelente Designer Gráfico, ele que optou pelo PHP e eu optei pelas tecnologias Microsoft, as minhas discussões com ele rendiam horas e até mesmo nos encontros familiares nós dois passavamos como chatos que só falavam do que os outros não entendiam.

Mas enfim, como o php depende de uma comunidade e o ASP dependia de uma empresa (Microsoft), depois de até um tempo considerável a MS cria o ASP.NET (versão 1.1), fui correndo para o site da microsoft e para a livraria para aprender o mais rápido possível, esta que poderia ser um novo padrão de desenvolvimento de Softwares On-Line, a corrida foi grande, desenvolvedores de softwares viram pela primeira vez a possibilidade de simular a estrutura de programação na web, detalhe é que poucos designers gráficos estavam atento a isto, portanto sempre olhava muita tecnologia mas o visual péssimo, temos exemplos até hoje de matérias mal diagramadas e sites com pouco atrativo visual mas muita tecnologia.

A partir deste momento vi que poderia unir tudo, neste período entendia bem de design gráfico e já tinha uma boa esperiência no desenvolvimento de banco de dados e programação Action Script e ASP, eu estava bem adaptado ao novo modelo de desenvolvimento da Microsoft, mas com um plus... o design.

Ainda assim o desenvolvimento destes softwares on-line custavam um bom tempo, principalmente estudando a nova linguagem da MS, a qual me dediquei quase todo meu tempo por 3 anos de 2002 a 2005.

Três anos depois da versão 1.1 a Microsoft continuou investindo em tecnologia e lançou a sua mais nova versão, o Framework 2.0. Esta versão com a qual até hoje eu desenvolvo 99% de todos os meus projetos, salvo os clientes que ainda me pedem site completamente animados, dai tenho que me render aos recursos do Flash, que aliás é uma excelente ferramenta de Design e animação, afinal foi lá que tudo começou para mim.

Concluindo, a versão ASP.NET 2.0 revolucionou o mercado de aplicativos on-line, a facilidade no desenvolvimento de verdadeiros softwares foi dissiminada na web, hoje quem foge deste padrão de desenvolvimento pode perder muito, sendo mais preciso, muito tempo. Hoje a Duplo D http://www.duplod.com.br/ conta com um excelente Gerenciador de Conteúdo para sites dinâmicos e que seus clientes podem atualizar todas as sessões de seus sites a partir desta ferramenta.

Nenhum comentário: