domingo, 6 de janeiro de 2008

Sobre HTML

Para quem leu minha história sabe que HTML nunca foi meu forte até 1999, quando a Macromedia, hoje Adobe, lançou a suíte de ferramentas que revolucionou uma época de muitos avanços tecnológicos, nesta suíte tinham o Dreamweaver 4 , Fireworks 4, Flash 5 e Freehand 8.

O que eu me interessava mesmo era o Flash 5, tanto que a Duplo D começou o desenvolvimento de sites animados somente, html era só para exportação dos arquivos swf, nesta mesma época comecei a abrir os olhos para o Dreamweaver, além do que os meus clientes pediam sites mais leves, sem flash, e ficava geralmente com aquela cara de não sei fazer.

Em pouco tempo comecei a me habituar com o HTML, principalmente por causa da principal função do FIREWORKS que era exportar os layouts já em html para facilitar a passagem do Designer Gráfico e o Desenvolvedor Web. Somente lembrando que nesta época o fireworks só exportava os layouts com TABELAS.

Era comum na época o desenvolvedor finalizar os sites com layouts tabulares, mesmo porque não se encontrava muitas dificuldades em adaptar o que o Designer produziu no código html, lembrando que designers e desenvolvedores não simpatizam um com o outro até hoje, tem suas exceções, mas a grande maioria acabam gerando intrigas entre essas duas profissões.

Outro assunto que nunca saiu das discussões era o Netscape e o Internet Explorer, sei que nessa época já se falava sobre w3c, eu acredito que nos padrões web a Netscape saiu na frente, mas a Microsoft estava anos luz a frente na parte comercial.

Foi uma guerra boa, e que o IE saiu na frente, a partir disto eu procurei me informar sobre as estatísticas de quais browsers os usuários utilizavam, e a absoluta maioria eram adeptos ao IE, o que me fez decidir a desenvolver sites somente para IE, geralmente eu ignorava o Netscape, quando alguém perguntava sobre algum site que desenvolvi e não funcionava no Netscape, simplismente eu desconversava e dizia que ninguém mais usava Netscape, algum tempo depois não ouvi mais falar de Netscape.

Após toda a confusão, continuei desenvolvendo site com tabelas e (CSS) até o final de 2007, mesmo porque sempre funcionou muito bem no IE, e também no Firefox, por incrivel que pareça, tinhamos alguns problemas pontuais, e quando o cliente reclamava faziamos os acertos.

A minha decisão de não me aprofundar com tableless era que os negócios iam muito bem obrigado somente com o IE, sendo o browser padrão da maioria dos usuários por um longo período, após os ataques de spywares, warez e pragas da internet, muita gente migrou para o Firefox, mas depois que surgiram as ferramentas anti-pragas parece que os usuários voltaram para o IE, mesmo porque todos os meus sites no início de 2007 tinham mais de 90% dos frequentadores usando o browser da Microsoft.

Nenhum comentário: