domingo, 6 de janeiro de 2008

Minha História

Em meu primeiro depoimento para início de nossos estudos neste novo programa elaborado pela Microsoft, vamos voltar no tempo, para falar sobre o futuro tecnológico, desenovolvimento de Softwares e Web Sites.

Vou abordar neste tópico um pouco da minha história como desenvolvedor, e fico aberto a críticas e sugestões... seja de quem for, ninguém está aqui para passar a mão na cabeça de quem estiver errado, mas meu objetivo maior é auxiliar quem tiver o interesse no desenvolvimento deste novo padrão para designers, desenvolvedores e implementadores.

O Início de tudo


Comecei meus estudos na web quando tinha 17 anos em 1997, nesta época estava estudando processamento de dados no segundo grau, foi a partir dai que comecei a ter o interesse pela web e por tecnologia, CorelDraw, Photoshop e 3D Studio eram a sensação do momento,  já no início da divulgação destes softwares procurei ao máximo ficar informado sobre seus recursos e facilidades no desenvolvimento de Layouts, Fotos e Vídeos.

Em uma segunda etapa me apresentaram o Flash 3, a promessa era de animações super impactantes, e com arquivos pequenos, baseados em vetores e poucas imagens para que o usuário pudesse baixar estas apresentações (no meu caso eram meus sites), por incrivel que pareça meu conhecimento em HTML era quase 0, talvez soubesse o que o código de exportação do flash fazia naquele momento, nada mais que isto.

Após este primeiro contato com este software, que para época era muita tecnologia para as empresas, não estavam preparadas para absorver estes recursos, até mesmo porque as redes eram discadas no Brasil, o que dificulta até hoje o processo de ampliação da rede em nosso país.

Nesta mesma época participei de um concurso para o desenvolvimento do site do nosso colégio, que na época, ao invés de pensar em vestibular, ficava tentando absorver o flash de todas as maneiras.

No final das contas eu tirei em segundo lugar no concurso, o que me deixou bem frustrado na época, e fez com que eu nunca mais participasse de outro concurso até 2006, felizmente o segundo lugar me garantiu um emprego tão bom quanto desenvolver o site do meu colégio, lá comecei a aprender técnicas de animação bem avançadas e como era forçado a entregar os projetos, esta pressão foi a minha escola, sendo assim comecei além de desenvolver animações, ganhar conhecimento html com tabelas pixels e etc... tudo que um "web designer" teria que aprender.

Após isto prestei vestibular para o curso de Desenho Industrial (Programação Visual) na PUC-PR, passei na segunda chamada... mesmo porque português, história e geografia não eram o meu forte, sempre gostei de matemática, física e informática, após 9 meses decidi sair de meu emprego e começar o meu próprio negócio.

Hoje com a Duplo D, tenho prazer em desenvolver meus "milhares" de projeto, acaba nem sobrando tempo para minha família que reclamam das noites em claro, tanto para estudos ( Aprendi a gostar de  estudar) quanto para meu trabalho, que hoje gera todo o meu sustento.


Este post foi em 06/01/2008, hoje eu tenho a melhor qualidade de vida, estou praticando esportes e continuo com os meus "milhares" de projetos.

Afinal, temos que ser multifocais!

Nenhum comentário: